NECROPOLÍTICA E RESISTÊNCIA NA PANDEMIA: a educação emancipatória contra a violação dos direitos humanos

Autores

  • Júlio César Borges UNIFAN
  • Marcia Cristina Hizim Pelá

Resumo

RESUMO: O primeiro pressuposto que embasa este artigo é que as populações vulneráveis, mais uma vez, foram as principais vítimas da crise sanitária mundial provocada pelo novo coronavírus. O segundo é que esta crise escancarou e agravou problemas históricos de desigualdades e violações de Direitos Humanos que há séculos assolam o mundo e que hoje são arquitetados e implantados pela chamada necropolítica, especialmente no Brasil. A questão central é averiguar qual a relação entre a pandemia de Covid-19, a necropolítica e a violação dos Direitos Humanos, bem como, quais as estratégias de resistências que os pobres, os oprimidos e as populações vulneráveis utilizam contra as desigualdades socioeconômicas, a necropolítica e a violação dos Direitos Humanos. Definir com clareza o conceito de vulnerabilidade, esforço aqui empreendido, aponta para a responsabilidade do Estado na concepção e implementação de políticas públicas de proteção social. A defesa dos princípios éticos dos Direitos Humanos – com reconhecimento das diferenças sociais, étnicas e culturais – é condição indispensável para a existência de uma sociedade verdadeiramente democrática, plural e humana. Nessa direção, a educação emancipadora é a força impulsionadora no caminho a seguir.


Palavras-chave: Populações vulneráveis. Necropolítica. Direitos Humanos. Resistência. Educação emancipatória.

Biografia do Autor

  • Júlio César Borges, UNIFAN
    Professor do Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN). Graduado em Ciências Sociais (UFG), mestre e doutor em Antropologia Social (UnB). Coordenador do Núcleo de Estudos e Ações para Diversidade (Nestadi) e membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito (Nupex) – ambos da UNIFAN.
  • Marcia Cristina Hizim Pelá
    Professora do Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN); Doutora em Geografia (UFG) e pós-doutoranda em Natureza e Produção do Espaço no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG); Coordenadora do Poli(S)íntese: grupo transdisciplinar de pesquisa e estudos em educação e cidade.

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Publicado

2021-09-03

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Artigos