TREINO DE LEITURA POR CONTROLE DE ESTÍMULOS NA CLÍNICA COMPORTAMENTAL

Autores

  • Gleiton Nunes de Azevedo UNIFAN
  • Flávio da Silva Borges

Resumo

RESUMO: O presente artigo apresenta o treino de leitura por controle de estímulos em clínica comportamental realizado no ano de 2007, quando o autor era graduando/estagiário do curso de Psicologia. Trata-se do relato de experiência que objetiva analisar o comportamento de leitura. Duas crianças de 9 anos de idade, alunas da 2ª série do ensino fundamental da rede particular, foram encaminhadas para atendimento psicoterápico para sanar a dificuldade de aprendizagem. Metodologicamente, foram realizadas cinco avaliações de leitura, quatro utilizando a FAL (Folha de Avaliação de Leitura) e uma a FAL-Ampliada. Baseando-se nos princípios da Análise do Comportamento realizou-se sete treinos para o ensino individualizado do comportamento de ler. No decorrer dos procedimentos verificou-se um aumento na porcentagem de acertos nas leituras das avaliações, e generalização parcial do comportamento de ler para outros ambientes, tais como escola e casa. Também foram modificadas contingências junto aos pais para otimizar o comportamento de ler das crianças em demais contextos fora clínica. Conclui-se que os procedimentos adotados pelo estagiário foram funcionais para a aquisição do comportamento de ler.


Palavras-chave: FAL. Treino. Ler. Generalização. Ensino individualizado.

Biografia do Autor

  • Gleiton Nunes de Azevedo, UNIFAN
    Doutor em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília - UNB. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Alfredo Nasser - UNIFAN.
  • Flávio da Silva Borges
    Mestre em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-Go. Professor Assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Diretor do Instituto Skinner de Análise do Comportamento.

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2021-09-03

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Artigos