FREUD E A EDUCAÇÃO: articulações sobre o impossível
Resumo
RESUMO: O presente trabalho busca articular psicanálise e educação a partir do conceito de inconsciente e da afirmação freudiana de que educar é impossível. Dessa maneira, o conceito de inconsciente na sua particularidade psicanalítica se desdobra em consequências para o processo educativo, impossibilitando que o planejamento e a execução da educação se reduzem a um processo consciente e racional. Assim sendo, vários processos inconscientes permeiam a prática educativa, como a transferência e a sublimação. A educação então, seria efeito de um processo transferencial que se inicia com a busca infantil pela diferença entre os sexos, que constrói uma pulsão de saber. Da mesma forma, a educação, como processo social, seria uma forma de criar caminhos socialmente aceitos para as satisfações pulsionais que não podem ter descarga sem mediação. Nesse sentido, educar seria, entre outras coisas, criar mecanismos de sublimação. Embora Freud aponte uma impossibilidade de educar, isso não significa, assim sendo, que não aconteça nenhuma aprendizagem educacional, mas que o inconsciente é fator determinante para esse acontecimento, e como tal, não pode ser predito.
Palavras-chave: Educação. Psicanálise. Inconsciente. Impossibilidade.
Referências
FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Edição Standard Vol. III. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1900
______. Um caso de histeria. Edição Standard Vol. VII. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1901.
______. Alguns comentários sobre o conceito de inconsciente na psicanálise. Edição Standard Vol. XII. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1912.
______. O estranho. Edição Standard Vol. XVIII. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1919.
______. Mal-estar na civilização. Edição Standard Vol. XXI. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1929.
______. Um estudo autobiográfico Edição Standard Vol. XX. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1925.
GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o Inconsciente. 23.ed. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar,1984.
______. Introdução à metapsicologia freudiana- 7.ed. Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
KUPFER, Maria C. Freud e a educação: o mestre do impossível. 3ª edição. São Paulo: Editora Scipione, 2001.
LAJONQUIÈRE, Leandro de. Infância e Ilusão (psico)Pedagógica. Petrópolis: Editora Vozes, 1999
MILOT, Catherine. Freud antipedagogo. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2001
ROUDINESCO, Elizabeth. Freud – na sua época e em nosso tempo. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2016
VOLTONI, Rinaldo. Educação e Psicanálise. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2011.
ZIZEK, Slajov. Como Ler Lacan. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2006.