TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é especificado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - (DSM-V) como um transtorno de neurodesenvolvimento, com características centrais, déficits persistentes na comunicação e na interação social, comportamentos restritos e repetitivos. A imaturidade em lidar com o adolescente com TEA pelos educadores, familiares e a sociedade agrava a dificuldade em tratar assuntos a respeito da sexualidade desses adolescentes, causando resistência em aceitar que o adolescente com TEA seja possuidor de direitos em relação aos seus desejos e manifestações sexuais. Objetivo: Analisar as relações entre a sexualidade do adolescente com o Transtorno do Espectro Autista, a fim de compreender as metodologias mais adequadas de promover orientação nesse período do desenvolvimento humano frente aos desafios que o TEA impõe. Metodologia: revisão bibliográfica utilizando os indexadores SciELO (Scientific Electronic Library Online), CAPES e Google Acadêmico. Conclusão: a revisão de literatura foi importante para colaborar para a reflexão sobre a importância da elaboração de propostas de educação sexual para esses adolescentes, que comumente tem seus direitos de acesso a vivências sexuais e educação sexual de qualidade negados. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Adolescência. Inclusão. Educação sexual.Referências
ALMEIDA MSC, SOUSA FILHO LF, RABELO PM, SANTIAGO BM. Classificação
Internacional das Doenças - 11ª revisão: da concepção à implementação. Rev
Saúde pública. 2020; p.54:104.
AMARAL, C. E. S. O reconhecimento dos pais sobre a sexualidade dos filhos
adolescentes com autismo e sua relação com a coparentalidade. 2009. 85 f.
Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM -5: Manual Diagnóstico
Estatístico de Transtornos Mentais. Artmed Editora, 2014.
ANDRADE, A. A.; TEODORO, M. L. M A. Implicações do Transtorno do Espectro
do Autismo de Alto Funcionamento na dinâmica familiar. In: CAMARGOS JR., W.
Síndrome de Asperger e outros Transtornos do Espectro do Autismo de Alto
Funcionamento: da avaliação ao tratamento. Belo Horizonte: Artesã, p. 197-212,
2013.
ARANHA, M. S. F. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com
deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, n. 21, p. 160-173, 2001.
BEDDOWS, N; BROOKS, R. (2015). Inappropriate sexual behaviour in
adolescents with autism spectrum disorder: what education is recommended and
why. EarlyIntervention in Psychiatry, 10(4), 282 – 289.
BITTENCOURT, J. R. Inclusão e Sexualidade: na voz de pessoas com deficiência
física. Revista Feminismos. Vol.2, N.1 Jan. - Abr. 2014
BRÊTAS, José Roberto da Silva et al. Aspectos da sexualidade na adolescência.
Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 3221-3228, 2011. Aspectos da sexualidade
na adolescência Aspects of
CAMARGO, S. P. H. BOSA, C. A. Competência social, inclusão escolar e
autismo: um estudo de caso comparativo. Psicologia: Teoria e Pesquisa,
Brasília, v. 28, n. 3, p. 315-324, jul./set. 2012.Disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18165. Acesso em: 30
maio de 2022.
CAMARGOS, W. Síndrome de Asperger e Outros Transtornos do Espectro do
Autismo de Alto Funcionamento: da avaliação ao tratamento. Belo Horizonte:
Artesã Editora, 2013.
DE CARVALHO NASCIMENTO, T. R.; DE TOLEDO BRUNS, M. A. A família e a
sexualidade de filhos/as autistas: o que a literatura científica nacional oferece?
Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 30, n. 1, 2020.
DE FREITAS AREND, M. H. R. et al. A sexualidade em adolescentes com
transtorno do espectro autista (TEA): Revisão integrativa. Pesquisa, Sociedade e
Desenvolvimento, v. 10, n. 6, pág. e11810615558-e11810615558, 2021.
FERNANDES, L. C. et al. Aspectos da sexualidade em adolescentes e adultos
diagnosticados com transtornos do espectro do autismo na infância. Journal of
autism and developmental disorder, v. 46, n. 9, pág. 3155-3165, 2016.
FORMIGLI, V. L. A., COSTA, M. C. O.; Porto, L. A. (2000). Evaluation of a
comprehensive adolescent health care service. Cadernos de Saúde Pública, 16,
831-841.
FRANÇA-RIBEIRO, H. C. F. Direitos sexuais e pessoas com deficiência:
conquistas e impasses. In: RIBEIRO, P. R. M.; FIGUEIRÓ, M. N. D.
Sexualidade, cultura e educação sexual: propostas para reflexão. São Paulo:
Cultura Acadêmica, p. 9-65, 2004.
GILMOUR, L.; SCHALOMON, P. M.; SMITH, V. Sexuality in a comumunity based
sample of adults with autism spectrum disorder. Research in Autism Spectrum
Disorders, v. 6, p. 313-318, 2012.
HELLEMANS, H.; COLSON, K.; VERBRAEKEN, C.; VERMEIREN, R.;
DEBOUTTE, D. Sexual Behavior in High-Functioning Male Adolescents and
Young Adults with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and
Developmental Disorders, v. 37, p. 260-269, 2007.
KALYVA, E. Teacher’s perspectives of the sexuality of children with autism
spectrum disorders. Research in Autism Spectrum Disorders. V. 4, p. 433-437,
2010.
KLIN, A. Autismo e Síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira
de Psiquiatria, v. 28, p. S3-S11, 2006.
KOLLER, R. Sexuality and Adolescents with Autism. Sexuality and Disability, v.
18, n. 2, p. 125-135, 2000.
LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e
do Adolescente e dá outras providências.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 16 de abril de
2022.
LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012. Institui Política Nacional de
Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2012/lei-12764-27-dezembro-2012-
774838-publicacaooriginal-138466-pl.html. Acesso em: 23 de out 2022.
LOPES, S. V. U. et al. Transtorno do Espectro Autista e Sexualidade. CIAIQ
2018, v. 2, 2018.
MAHONEY, A.; POLING, A. Sexual abuse Prevention for People With Severe
Developmental Disabilities. Journal of Developmental Disabilities, v. 23, p. 369-
376, 20.
MAIA, A. C. B. Inclusão e Sexualidade: na voz de pessoas com deficiência
física. Curitiba: Juruá, 2011.
MAIA, A. C. B. et. al. Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação
sexual de alunos com deficiência intelectual. Estudos de Psicologia, Campinas,
v. 32, n. 3, p. 427-435, 2011..
MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS
[recurso eletrônico] : DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução:
Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato
Cordioli ... [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.
Editado também como livro impresso em 2014. ISBN 978-85-8271-089-0 1.
Psiquiatria. 2. Transtornos mentais. I. American Psychiatric Association. Acesso
em: 16 de abril de 2022.
MEEUS, W. (2016). Adolescent Psychosocial Development: A review of
longitudinal models and research. Developmental Psychology, 52(12), 1969 -
1993.
MEHZABIN, P; STOKES, M. A. Self-assessed sexuality in young adults with HighFunctioning Autism. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 5, 614-621,
2011.
MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; HAYASHI, M. C. P. Temas em educação
especial: conhecimentos para fundamentar a prática. Araraquara: Junqueira &
Marin; Brasília: CAPES PROESP, p. 397-421, 2008.
ONZI, F. Z.; DE FIGUEIREDO GOMES, R. Transtorno do Espectro Autista: a
importância do diagnóstico e reabilitação. Revista Caderno Pedagógico, v. 12,
n. 3, 2015.
OTTONI, A. C. V.; Maia, A. C. B. (2019). Considerações sobre a sexualidade e
educação sexual de pessoas com transtorno do espectro autista. Revista Ibero
Americana de Estudos em Educação, 14(2), 1265 – 1283.
SCHOEN-FERREIRA, T. H.; AZNAR-FARIAS, M.; SILVARES, E. F. de M.
Adolescência através dos séculos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, p. 227-
234, 2010.
SERRA, E. (1997). Adolescência: perspectiva evolutiva. Em Anais do VII
Congresso INFAD (pp. 24-28). Oviedo (Espanha).
SERVA, F. PRIOTO; E. M. T. Autismo Na Adolescência Uma Revisão Integrativa
da Literatura. EDUR • Educação em Revista. 2021; 37:e26472 DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/0102-469826472. Acesso em 29 de abril de 2022.
SILVA, M.; MULICK, J. A. Diagnosticando o transtorno autista: aspectos
fundamentais e considerações práticas. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29,
n.1, pp. 116-131. ISSN 1414-9893.
VILLAMAYOR, V. L. Expresión sexual de las personas con TEA: percepción de
los profesionales de la educación. Siglo Cero Revista Española sobre
Discapacidad Intelectual, v. 51, n. 2, p. 33-53, 2020.
ZERBINATTI, J. P. Bruns, M. A. T. (2017). Sexualidade e Educação: revisão
sistemática da literatura científica nacional. Revista Travessias, 11(1), 76 - 92.
Internacional das Doenças - 11ª revisão: da concepção à implementação. Rev
Saúde pública. 2020; p.54:104.
AMARAL, C. E. S. O reconhecimento dos pais sobre a sexualidade dos filhos
adolescentes com autismo e sua relação com a coparentalidade. 2009. 85 f.
Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM -5: Manual Diagnóstico
Estatístico de Transtornos Mentais. Artmed Editora, 2014.
ANDRADE, A. A.; TEODORO, M. L. M A. Implicações do Transtorno do Espectro
do Autismo de Alto Funcionamento na dinâmica familiar. In: CAMARGOS JR., W.
Síndrome de Asperger e outros Transtornos do Espectro do Autismo de Alto
Funcionamento: da avaliação ao tratamento. Belo Horizonte: Artesã, p. 197-212,
2013.
ARANHA, M. S. F. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com
deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, n. 21, p. 160-173, 2001.
BEDDOWS, N; BROOKS, R. (2015). Inappropriate sexual behaviour in
adolescents with autism spectrum disorder: what education is recommended and
why. EarlyIntervention in Psychiatry, 10(4), 282 – 289.
BITTENCOURT, J. R. Inclusão e Sexualidade: na voz de pessoas com deficiência
física. Revista Feminismos. Vol.2, N.1 Jan. - Abr. 2014
BRÊTAS, José Roberto da Silva et al. Aspectos da sexualidade na adolescência.
Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 3221-3228, 2011. Aspectos da sexualidade
na adolescência Aspects of
CAMARGO, S. P. H. BOSA, C. A. Competência social, inclusão escolar e
autismo: um estudo de caso comparativo. Psicologia: Teoria e Pesquisa,
Brasília, v. 28, n. 3, p. 315-324, jul./set. 2012.Disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18165. Acesso em: 30
maio de 2022.
CAMARGOS, W. Síndrome de Asperger e Outros Transtornos do Espectro do
Autismo de Alto Funcionamento: da avaliação ao tratamento. Belo Horizonte:
Artesã Editora, 2013.
DE CARVALHO NASCIMENTO, T. R.; DE TOLEDO BRUNS, M. A. A família e a
sexualidade de filhos/as autistas: o que a literatura científica nacional oferece?
Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 30, n. 1, 2020.
DE FREITAS AREND, M. H. R. et al. A sexualidade em adolescentes com
transtorno do espectro autista (TEA): Revisão integrativa. Pesquisa, Sociedade e
Desenvolvimento, v. 10, n. 6, pág. e11810615558-e11810615558, 2021.
FERNANDES, L. C. et al. Aspectos da sexualidade em adolescentes e adultos
diagnosticados com transtornos do espectro do autismo na infância. Journal of
autism and developmental disorder, v. 46, n. 9, pág. 3155-3165, 2016.
FORMIGLI, V. L. A., COSTA, M. C. O.; Porto, L. A. (2000). Evaluation of a
comprehensive adolescent health care service. Cadernos de Saúde Pública, 16,
831-841.
FRANÇA-RIBEIRO, H. C. F. Direitos sexuais e pessoas com deficiência:
conquistas e impasses. In: RIBEIRO, P. R. M.; FIGUEIRÓ, M. N. D.
Sexualidade, cultura e educação sexual: propostas para reflexão. São Paulo:
Cultura Acadêmica, p. 9-65, 2004.
GILMOUR, L.; SCHALOMON, P. M.; SMITH, V. Sexuality in a comumunity based
sample of adults with autism spectrum disorder. Research in Autism Spectrum
Disorders, v. 6, p. 313-318, 2012.
HELLEMANS, H.; COLSON, K.; VERBRAEKEN, C.; VERMEIREN, R.;
DEBOUTTE, D. Sexual Behavior in High-Functioning Male Adolescents and
Young Adults with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and
Developmental Disorders, v. 37, p. 260-269, 2007.
KALYVA, E. Teacher’s perspectives of the sexuality of children with autism
spectrum disorders. Research in Autism Spectrum Disorders. V. 4, p. 433-437,
2010.
KLIN, A. Autismo e Síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira
de Psiquiatria, v. 28, p. S3-S11, 2006.
KOLLER, R. Sexuality and Adolescents with Autism. Sexuality and Disability, v.
18, n. 2, p. 125-135, 2000.
LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e
do Adolescente e dá outras providências.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 16 de abril de
2022.
LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012. Institui Política Nacional de
Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2012/lei-12764-27-dezembro-2012-
774838-publicacaooriginal-138466-pl.html. Acesso em: 23 de out 2022.
LOPES, S. V. U. et al. Transtorno do Espectro Autista e Sexualidade. CIAIQ
2018, v. 2, 2018.
MAHONEY, A.; POLING, A. Sexual abuse Prevention for People With Severe
Developmental Disabilities. Journal of Developmental Disabilities, v. 23, p. 369-
376, 20.
MAIA, A. C. B. Inclusão e Sexualidade: na voz de pessoas com deficiência
física. Curitiba: Juruá, 2011.
MAIA, A. C. B. et. al. Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação
sexual de alunos com deficiência intelectual. Estudos de Psicologia, Campinas,
v. 32, n. 3, p. 427-435, 2011..
MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS
[recurso eletrônico] : DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução:
Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato
Cordioli ... [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.
Editado também como livro impresso em 2014. ISBN 978-85-8271-089-0 1.
Psiquiatria. 2. Transtornos mentais. I. American Psychiatric Association. Acesso
em: 16 de abril de 2022.
MEEUS, W. (2016). Adolescent Psychosocial Development: A review of
longitudinal models and research. Developmental Psychology, 52(12), 1969 -
1993.
MEHZABIN, P; STOKES, M. A. Self-assessed sexuality in young adults with HighFunctioning Autism. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 5, 614-621,
2011.
MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; HAYASHI, M. C. P. Temas em educação
especial: conhecimentos para fundamentar a prática. Araraquara: Junqueira &
Marin; Brasília: CAPES PROESP, p. 397-421, 2008.
ONZI, F. Z.; DE FIGUEIREDO GOMES, R. Transtorno do Espectro Autista: a
importância do diagnóstico e reabilitação. Revista Caderno Pedagógico, v. 12,
n. 3, 2015.
OTTONI, A. C. V.; Maia, A. C. B. (2019). Considerações sobre a sexualidade e
educação sexual de pessoas com transtorno do espectro autista. Revista Ibero
Americana de Estudos em Educação, 14(2), 1265 – 1283.
SCHOEN-FERREIRA, T. H.; AZNAR-FARIAS, M.; SILVARES, E. F. de M.
Adolescência através dos séculos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, p. 227-
234, 2010.
SERRA, E. (1997). Adolescência: perspectiva evolutiva. Em Anais do VII
Congresso INFAD (pp. 24-28). Oviedo (Espanha).
SERVA, F. PRIOTO; E. M. T. Autismo Na Adolescência Uma Revisão Integrativa
da Literatura. EDUR • Educação em Revista. 2021; 37:e26472 DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/0102-469826472. Acesso em 29 de abril de 2022.
SILVA, M.; MULICK, J. A. Diagnosticando o transtorno autista: aspectos
fundamentais e considerações práticas. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29,
n.1, pp. 116-131. ISSN 1414-9893.
VILLAMAYOR, V. L. Expresión sexual de las personas con TEA: percepción de
los profesionales de la educación. Siglo Cero Revista Española sobre
Discapacidad Intelectual, v. 51, n. 2, p. 33-53, 2020.
ZERBINATTI, J. P. Bruns, M. A. T. (2017). Sexualidade e Educação: revisão
sistemática da literatura científica nacional. Revista Travessias, 11(1), 76 - 92.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2023-07-20
Edição
Seção
Artigos