Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Educação e Cultura em Debate tem como missão oferecer um espaço à comunidade acadêmica e público externo para o fomento ao debate científico-cultural acerca das temáticas pertinentes aos desafios e perspectivas da educação contemporânea. O objetivo central desta publicação é possibilitar aos docentes e discentes a divulgação interna e externa de suas produções nos mais variados formatos de trabalhos previstos pela ABNT. O público alvo desta proposta é constituído por professores, estudantes, pesquisadores e demais interessados pelos assuntos concernentes à educação superior, bem como de âmbito geral. As políticas de submissão de trabalhos de cunho científico à revista em foco respeitam os seguintes critérios: envio do material dentro do prazo estipulado pela editora-gerente do periódico, revisão do trabalho pelos avaliadores do comitê editorial e pelos pareceristas do conselho editorial. Conformidade com as normas técnicas da ABNT e língua culta padrão. As modalidades de documentos aceitos para submissão à revista são: artigos científicos, ensaios, resenhas, artigos de opinião e sínteses.

 

Políticas de Seção

teste titulo da seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Científicos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de opinião

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Sínteses

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Dois avaliadores, membros do comitê editorial, e um parecerista ad hoc, membro do conselho editorial, participam da apreciação de cada submissão, de acordo com as linhas de pesquisa contempladas pela formação acadêmica de cada um dos integrantes. Os princípios para recrutamento de professores avaliadores são: titulação, número de trabalhos publicados, experiência como pesquisadores, editores e orientadores de trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação. Os critérios a serem julgados no momento da avaliação do documento são: conformidade com as normas técnicas da ABNT, língua culta padrão e modalidades de trabalhos previstos pelo periódico, adequação do assunto proposto ao conteúdo do material enviado, viabilidade científica da publicação, contribuições do documento para a promoção do debate e da reflexão no âmbito educacional e social. O tempo padrão estipulado para a conclusão de uma avaliação é de 4 semanas.

 

Periodicidade

O formato adotado pela revista é o de periódico semestral composto por textos de professores e acadêmicos da própria instituição, bem como de outras IES, no formato de artigos científicos, ensaios, resenhas, artigos de opinião e sínteses conforme critérios da ABNT.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...