SÍNDROME DE GUILLAIN BARRÉ: uma abordagem sobre os sintomas e principais formas de tratamento da doença

Autores

  • Cássia Lorrany Gonçalves Lima ICS - Faculdade Alfredo Nasser
  • Daniella da Silva Porto Cavalcanti ICS - Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

Resumo:  A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma enfermidade que ocorre no mundo todo e afeta diferentes grupos sociais de diferentes idades e raças. O tratamento da SGB pode ser medicamentoso ou através de fisioterapias, além da realização da plasmaferese que é a terapia que retira substâncias do plasma que afeta o sistema imunológico e a infusão de imunoglobulinas por via endovenosa. O objetivo deste trabalho foi conhecer os sintomas e as principais formas de tratamento da SGB para que as pessoas acometidas com esta síndrome possam viver com mais qualidade de vida. O estudo foi feito por meio de pesquisa bibliográfica, com levantamentos de dados através de livros, artigos, publicações em revistas científicas e dissertações. A pesquisa bibliográfica teve uma abordagem por meio de uma revisão de literatura. A coleta de dados para este trabalho foi realizada na biblioteca da Faculdade Alfredo Nasser, localizada na cidade de Aparecida de Goiânia – GO e uma busca em bases de dados virtuais em saúde, como BIREME, MEDLINE e SCIELO. Conclui-se que a SGB além de uma enfermidade grave que atinge os membros inferiores e superiores das pessoas, pode atingir a face e podendo levar a óbito se não for devidamente tratada.

Referências

ALVES, H. H. S; PRADO, R. M.S; BARROS, K. B. N. T. Parâmetros terapêuticos da síndrome de guillain-barré: uma revisão sistemática de estudos de casos. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), v. 3, n. 1, 2017.

ANTUNES, M. D.; PALÁCIO, S. G.; BERTOLINI, S. M. M. G. Efeito da Fisioterapia na Síndrome de Guillain-Barré. Anais eletrônico, v.1, n. 9, p. 4-8, Paraná, 2015.
ARAÚJO, A. M. et al. Treinamento muscular inspiratório na síndrome de Guillain-Barré: relato de caso. Revista Pesquisa em Fisioterapia, v. 6, n. 4, 2016.


BRANDÃO NETO, R. A. Síndrome de Guillain-Barré. Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, 2013.


CABRAL, E. K. F. et al. Efeito ventilatório da fisioterapia intensiva na Síndrome de Guillain-Barré sob ventilação mecânica. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 16, p. 11-16, João Pessoa-PB, 2013.


CASTRO, J. C.; SANTOS, U. M.; SILVA, L. J. Variante Miller Fisher da Síndrome de Guillain-Barré: relato de caso. Revista de Medicina e Saúde de Brasília, v. 1, n. 3, Goiás, 2012.


COSTA, A. C. D. Síndrome de Guillain-Barré: uma revisão integrativa de literatura e de dados do Sistema Único de Saúde. p. 1-37, Universidade de Brasília- UnB, 2016


ESTEVES, E. R. et al., Síndrome de Guillain-Barré: uma revisão bibliográfica. V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG. II Salão de Extensão Caxias do Sul – RS, de 04 a 06 de outubro de 2016.

FREITAS, M. et al., Qualidade de vida de pacientes com guillain-barré: uma revisão Psicologia, Saúde & Doenças. v. 20 nº 2 Lisboa ago. 2019


LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2012.


MENDES, N.M. et a l. Avaliação das propriedades moluscicidas de Euphorbia splendens var. látex de hislopii (N.E.B.): teste experimental em uma área endêmica de Minas Gerais, Brasil. Mem Inst Oswaldo Cruz, n. 92, p. 719-24, 2012.


MINAYO, Maria Cecília. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro: ABRASCO, 2012.


PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES. Terapêuticas Síndrome de Guillain-Barré. Portaria SAS/MS nº 1171, de 19 de novembro de 2015. Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2016/fevereiro/24/Guilain-Barr-----PCDT-Formatado--.pdf. Acesso em abr de 2020.
RABELO JÚNIOR, F. A. P. C Perfil epidemiológico dos pacientes portadores da síndrome de Guillain-Barré em um hospital regional de Minas Gerais. Rev Med Minas Gerais, 26 (Supl 5): S110-S116 2016.


SOUZA, N. E.; AFONSO, E. O.; CALMON, A. B. Síndrome de guillain-barré e sua relação com o calendário vacinal brasileiro: uma revisão de literatura. Rev Bras Neurol. v. 54, n° 1, p. 39-45, 2018.


SOUZA, L. S.; COMARELLA, L. Comparação da eficácia e segurança da Gabapentina no tratamento dor na síndrome de Guillain-Barré. Revista Saúde e Desenvolvimento, v. 5, n. 3, p. 196-208, Bahia, 2014.


TUACEK, T. A. et al. Neuropathies-Guillain-Barré syndrome: rehabilitation. Acta Fisiátrica, v. 20, n. 2, p. 89-95, 2013.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-05

Edição

Seção

ARTIGOS