TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR E O CONTEXTO FAMILIAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Araceli Beatriz Ribeiro Baião Centro Universitário Alfredo Nasser
  • Alexandre Castelo Branco Herênio Centro Universitário Alfredo Nasser
  • Ariana Lúcia Alves Carvalho Centro Universitário Alfredo Nasser

Resumo

Trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter descritivo sobre a relação entre as práticas parentais e o desenvolvimento do Transtorno Opositivo Desafiador (TOD). Mais especificamente pretende-se discutir as informações da literatura científica que esclareçam a relação entre o desenvolvimento do TOD e aspectos familiares e relacionais durante a infância. Os dados foram obtidos por meio de busca em 24 artigos com o intuito de proporcionar maior familiaridade com o objetivo da pesquisa. Os resultados e conclusões indicam a necessidade de explanar e compreender melhor os treinamentos disponíveis na literatura para pais/cuidadores, práticas parentais negativas e a violência doméstica, bem como sobre a importância do suporte familiar após o diagnóstico de TOD.

PALAVRAS-CHAVE: Práticas Parentais. Transtorno Opositivo Desafiador. Transtornos Mentais.

Biografia do Autor

  • Araceli Beatriz Ribeiro Baião, Centro Universitário Alfredo Nasser
    Psicóloga pelo Centro Universitário Alfredo Nasser.
  • Alexandre Castelo Branco Herênio, Centro Universitário Alfredo Nasser
    Psicólogo, Mestre (PUC-GOIÁS) e Doutorando em Psicologia (UNB), professor do Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN).
  • Ariana Lúcia Alves Carvalho, Centro Universitário Alfredo Nasser
    Psicóloga, Mestranda em Psicologia (UNIFAN), professora do Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN).

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2022-11-09

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