BULLYING ESCOLAR E PRECONCEITO: aproximações e distanciamentos

Autores

  • Tainá Dal Bosco Silva
  • Matheus Rodriguês da Silva
  • Fabiana Alves de Jesus

Resumo

RESUMO: O presente artigo é uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo conceituar preconceito e bullying como formas de violência escolar, identificar características em comum e pontos de distanciamento entre ambas e apresentar o papel da educação no enfrentamento a esse tipo de violência no contexto escolar. A discussão é apresentada à luz da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e da psicanálise freudiana ligadas à temática da violência e da educação. Em conclusão, destaca-se para que ambas as violências são de cunho psicológico e não implica apenas uma expressão pulsional do homem, mas também está presente nos processos sociais civilizatórios, sobretudo na sujeição do homem e na irracionalidade presente na sociedade, tendo a educação um papel fundamental para a desconstrução e reconstrução desses processos.


Palavras-Chave: Bullying. Preconceito. Educação.

Biografia do Autor

  • Tainá Dal Bosco Silva
    Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Psicóloga no Centro Municipal de Apoio à Diversidade da prefeitura de Nerópolis (GO). Professora de graduação e pós-graduação em Psicologia.
  • Matheus Rodriguês da Silva
    Acadêmico do curso de Psicologia da UNIFAN.
  • Fabiana Alves de Jesus
    Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN).

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Publicado

2021-09-03

Edição

Seção

Artigos