TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Regina Karla Ribeiro UNIFAN
  • Gleiton Nunes de Azevedo UNIFAN
  • Alexandre Castelo Branco Herênio UNIFAN

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é especificado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - (DSM-V) como um transtorno de neurodesenvolvimento, com características centrais, déficits persistentes na comunicação e na interação social, comportamentos restritos e repetitivos. A imaturidade em lidar com o adolescente com TEA pelos educadores, familiares e a sociedade agrava a dificuldade em tratar assuntos a respeito da sexualidade desses adolescentes, causando resistência em aceitar que o adolescente com TEA seja possuidor de direitos em relação aos seus desejos e manifestações sexuais. Objetivo: Analisar as relações entre a sexualidade do adolescente com o Transtorno do Espectro Autista, a fim de compreender as metodologias mais adequadas de promover orientação nesse período do desenvolvimento humano frente aos desafios que o TEA impõe. Metodologia: revisão bibliográfica utilizando os indexadores SciELO (Scientific Electronic Library Online), CAPES e Google Acadêmico. Conclusão: a revisão de literatura foi importante para colaborar para a reflexão sobre a importância da elaboração de propostas de educação sexual para esses adolescentes, que comumente tem seus direitos de acesso a vivências sexuais e educação sexual de qualidade negados. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista. Adolescência. Inclusão. Educação sexual.

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2023-07-20

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Artigos