A ESCOLA E A RELAÇÃO COM A DISLEXIA

Raphael Marques de Morais, Fabiano Araújo de Oliveira, Michele Giacomet

Resumo


Segundo a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a Dislexia é considerada um desarranjo peculiar de instrução de procedência neurobiológica, caracterizada por conflito no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades frequentemente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são episódicas em relação à idade e outras predisposições cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002). De acordo com pesquisas, 20% da população sofre com a dislexia, em sua maioria homens, e é reconhecida logo nos primeiros anos escolares, apesar de que adultos também possam sofrer com esse distúrbio logo no começo do ciclo adulto, seja por motivos como AVC ou até demência. Ainda hoje, apesar de vários anos após a revelação desse distúrbio de aprendizagem, muitos educadores ainda não estão completamente orientados em relação às práticas de ensino para disléxicos, ocasionando a aprendizagem destes ainda mais obscura e de uma dificuldade ainda mais elevada. Palavras-chave: Dislexia. Leitura. Escrita.


Texto completo:

PDF

Referências


CAPOVILLA, F.C.; CAPOVILLA, A.G.S. Etiologia, Avaliação e Intervenção em Dislexia do Desenvolvimento. In: Neuropsicologia e Aprendizagem. São Paulo: ScorTecci, 2002, cap.2, pag.49-75.

MARUNY Curto, Luís. Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensina-las a escrever e a ler/Lluís Maruny Curto

PETRONILO, A.P.S; Dificuldade de Aprendizagem na Leitura e na Escrita, Brasília – DF, 2007;

RODRIGUES, A.R.F. Dislexia. 2011. 38 f. Monografia, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro-RJ, 2011.

SILVEIRA, Diana Ortins Cardoso Soares. Análise da Oculomotricidade e Capacidade de Atenção pelo Teste ADEMd em Casos de Dislexia. Dissertação de Mestrado, Universidade da Beira interior, Covilhã, 2012.

TELES.P. DISLEXIA :COMO IDENTIFICAR? COMO INTERVIR? Revista portuguesa de clinico geral, v.20, p.713 – 730, 2004.

TITONI, Cátia Silene da Silveira. Dislexia na Educação Escolar: técnicas e metodologias para trabalhar com um aluno disléxico. Monografia apresentada a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.