A POSSÍBILIDADE DE EDUCAR PARA A EMANCIPAÇÃO MORAL E INTELECTUAL APÓS O FLORESCIMENTO DA BANALIZAÇÃO DO MAL NA SOCIEDADE BUROCRÁTICA MODERNA

Autores

  • Geovanna Arrais Lopes Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

RESUMO: O presente artigo buscou levantar a discussão sobre os conceitos dos autores Hannah Arendt, Immanuel Kant e Theodor W Adorno, a fim de debater sobre as razões que levaram a humanidade, ao invés de entrar em um estado verdadeiramente humano, a afundar em uma nova espécie de barbárie, se destruindo enquanto pensamento, forçando-o a paralisar enquanto perde seu caráter superador. Adorno despreza em caráter real a fragmentação da sociedade que como parte de um todo vêm se desfazendo e resta apenas pequenos traços de uma vida deformada que sucumbe frente à banalização do mal no cotidiano que ainda assombra as pessoas, mesmo que a experiência desumana e trágica da 2? Guerra Mundial tenha passado a sociedade continua a valorizar a barbárie cometendo terríveis atrocidades, o que aponta para a perda da memória histórica. PALAVRAS-CHAVE: Adorno. Segunda Guerra Mundial. Hannah Arendt. Banalização do Mal.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.


______. Mínima moralia: reflexione naus dem beschadigten leben. Portugal: Arte e Comunicação - Vol. 77.


AMBROSINI, Tiago Felipe. Educação e Emancipação humana: uma fundamentação filosófica. Disponível em: https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://periodicos.sbu.unicamp.br/ ojs/index.php/histedbr/article/viewFile/8640058/7617. Acesso em: 2 jan. 2018.


ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Tradução de Roberto Raposo. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.



______. Eichmann em Jerusalém. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.




KANT, I. Crítica da Razão Prática. Lisboa: Edições 70, 1999.

Downloads

Publicado

2018-08-23