A CONTABILIDADE DE CUSTOS PARA DETERMINAÇÃO DO CUSTO DE PRODUÇÃO DO PÃO FRANCÊS, PÃO DE QUEIJO E ROSCA NA EMPRESA PÃO REAL, BASEADO NO CUSTEIO POR ABSORÇÃO

Autores

  • Fabianna Paiva Martins ICSA - Faculdade Alfredo Nasser
  • Andréia Maria de Miranda UNIFAN

Resumo

O tema dessa pesquisa é a utilização da Contabilidade de Custos, para a identificação do custo de produção do pão francês, fabricado na padaria Pão Real, situada no bairro Vila Maria, em Aparecida de Goiânia – GO, utilizando o custeio por absorção. O presente trabalho tem como objetivos conhecer os métodos de custeio, identificar qual é o mais adequado para a empresa estudada e visualizar qual o custo de produção do produto, levando em consideração as técnicas do custeio por absorção. Pretende ainda, realizar a comparação entre o custo encontrado e o considerado pela gestão da empresa, para assim orientar sobre o real custo do seu produto, e a importância de possuir um sistema de controle de custos, com o intuito de obter controle sobre os gastos, lucros e prejuízos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em livros e artigos, para conhecimento científico, estudo de campo, por meio de entrevistas, documentações internas e observação de ambiente para levantamento dos dados, e estudo de caso, para análise e desenvolvimento. Os resultados da pesquisa demonstram que o custo real do produto, levando em consideração o custeio por absorção, é inferior ao custo empregado pelo proprietário, pois os custos indiretos fixos são alocados ao produto de forma empírica, sem nenhum critério de rateio científico, tendo assim uma receita superior que a esperada.

Palavras-chaves: Contabilidade de custos. Custeio por absorção. Custo de produção. Métodos de rateio.

 

Referências

BANDEIRA, Gabriel Grubel et al. Utilização de Métodos de Custeio para fins gerenciais: Aderência Empírica em Empresas da Região Sul do Brasil. SINERGIA-Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, v. 21, n. 1, p. 67-78, 2017.

BORNIA, Antônio Cezar. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

CARIOCA, Vicente. Contabilidade de Custos, Edição Especial, São Paulo: Alínea, 2012.

DE SOUZA, John Cesar, et al. Métodos de custeio: seleção e aplicação em uma empresa do setor metalomecânico. Exacta 17.4 (2019): 344-361.

DA SILVA, Ana Claudia Rodrigues et al. Análise da Gestão Estratégica de Custos e Métodos de Custeio tradicionais em uma Indústria Têxtil Paraibana. ABCustos, v. 13, n. 1, 2018.

DUTRA, René Gomes. Custos: uma abordagem prática. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Estudo de Caso. São Paulo: Atlas, 2009, 148 p.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010, 184 p.

LEONE, George Sebastião Guerra. Curso de Contabilidade de Custos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LEONE, George Sebastião Guerra. Curso de Contabilidade de Custos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MACOHON, Edson Roberto, et al. Aplicação do custeio baseado em atividades em uma empresa de serviços rodoviários. ABCustos, 2015, 10.1.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007, 315 p.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, Luiz de Oliveira; JUNIOR, José Hernandez Perez. Contabilidade de Custos para não contadores. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2005

SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Custos. São Paulo: Senai SP- Editora, 2015, 48p.

SINISGALLI, Evandro Sylvio Lima; URBINA, Ligia Maria Soto; ALVES, João Murta. O custeio ABC e a contabilidade de ganhos na definição do mix de produção de uma metalúrgica. Production, 2009, 344p. 19.2: 332-344.

SOARES, André Brugnara, et al. Produção animal e vegetal em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. III SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL A PASTO, 2015, 139.

SANTOS, Marcelo. Qual é o objetivo da contabilidade de custos e porque se preocupar. Disponível em: <https://blog.contaazul.com/qual-e-o-objetivo-da-contabilidade-de-custos-e-por-que-se-preocupar> Acesso em: 26 set. 2019.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Edição

Seção

Artigos