GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UM ESTUDO DE CASO NA “FEIRA HIPPIE” EM GOIÂNIA-GO

Autores

  • Thatiele Guedes de Oliveira Souza ICSA - Faculdade Alfredo Nasser
  • Lidiane Lopes Ribeiro
  • José Humberto da Silva

Resumo

O presente artigo busca apresentar a importância da coleta seletiva na Feira Hippie de Goiânia. A problemática abordada neste artigo surge por meio da busca pelos motivos que dificultam a implantação de um projeto de coleta seletiva no âmbito da Feira Hippie. O objetivo foi diagnosticar quais os motivos que impossibilitam a implantação da coleta seletiva naquele local. Procurou verificar se as políticas públicas direcionadas a gestão de resíduos sólidos no município atendem aos usuários das feiras livres. Os procedimentos adotados para validação desta investigação foram à pesquisa do tipo descritiva e exploratória, por meio de revisão bibliográfica e estudo de caso realizado por entrevistas. Os resultados obtidos junto aos Órgãos Responsáveis e feirantes demonstram que apesar de existir um programa de coleta seletiva o mesmo não está ou não foi devidamente implantado, não atendendo as necessidades das pessoas que trabalham ou utilizam aquele local. O quadro apresentado na feira hippie mostra que o investimento da administração municipal não vai ao encontro da gestão integrada e sustentável dos resíduos sólidos urbanos quando se trata dos resíduos provenientes de feiras livres.

Referências

ALMEIDA, Andrade Priscila. Análise da Politica Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, (1990 a 2004): a influência de atores e agendas internacionais. 224f. Dissertação, (Mestrado em Politica Social) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dissertacaoPriscilaAndrade.pdf> Acesso em: 20 de Setembro de 2012
AMORIM, Valter Pedrosa. Resíduos Sólidos Urbanos: O problema e a solução, Brasília: Roteiro Editorial Ltda.1996.
BERRY, Thomas. O sonho da terra. Petrópolis: Vozes, 1991
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. O que é agenda 21. Marcos Referenciais do Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/index. php?ido =conteudo.monta&idEstrutura=18&idConteudo =573>.Acesso em 15 de novembro de 2012
CALDERONI, Sabetai. Os Bilhões Perdidos no Lixo ed.Humanitas, São Paulo, 1997.
COSTA, Sandro Luiz. Gestão integrada de resíduos sólidos urbanos: aspectos e ambientais. Aracaju: Evocati, 2011.
CASTRO, Marcus Cesar Avezum Alves. A gestão de Resíduos Domiciliares: Realidade e Perspertivas. São Carlos: UFSCar, 2007, p.146.
DEMAJOROVIC, J. 1995. Da política tradicional de tratamento do lixo à política de gestão de resíduos sólidos. As novas prioridades. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n.3.
FREY, Klaus. Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões referentes á prática da análise de políticas públicas no Brasil: Planejamento e Políticas Públicas, 21: 211- 259. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/viewFile/89/158 Acesso em: 01 de Outubro de 2012.
GAETANI, Francisco. Politica de gestão pública integrada: As políticas de gestão pública e os desafios da coordenação. Editora Projetos, FGV, 2008.p.38.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
JARA, Carlos Júlio, A sustentabilidade do desenvolvimento local – Desafios de um Processo em Construção Brasília 1998.
LIMA, José Dantas, Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: ABES 2001, p. 21.
MACEDO R. K., Gestão Ambiental. Os instrumentos básicos para a gestão ambiental de territórios e de unidades produtivas. Rio de Janeiro, 1994.
MARTINS Júnior, O. Pires. Introdução aos Sistemas de Gestão Ambiental: Teoria e Prática. Goiânia, GO: Kelps, 2005.p.49.
MENDONÇA, Francisco de Assis. Geografia e Meio Ambiente. - 3. Ed. – São Paulo: Contexto, 1998.p.66.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais: Um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.p.42.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo. Atlas, 1999.
MOURA, Luiz Antônio Abdalla de. Qualidade e Gestão Ambiental. 3.ed. São Paulo, Juarez de Oliveira, 2002.
RAMOS, Adriana. Almanaque Brasil Socioambiental 2008.
REIGOTA, Marcos; NOAL, Fernando Oliveira (orgs.). Tendência da educação ambiental brasileira. 2.ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC: 2002.
SACHS, I. Estratégia de Transição para o século XXI. Estúdio Nobel: São Paulo, 1993.
SINGER, P. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil. Santos: B.S., 2002.
SIRVINSKAS, Luís Paulo. Manual de direito ambiental. 3. ed., São Paulo: Saraiva, 2005.
TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
_____. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira, 2 ed. revista e ampliada. São Paulo: Editora Atlas, 2004.

Downloads

Publicado

2020-07-16

Edição

Seção

Artigos