QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS FUNCIONÁRIOS DO MARQUES RESTAURANTE LTDA. EM GOIÂNIA-GO

Autores

  • Adalgiza Honorato Alves ICSA - Faculdade Alfredo Nasser
  • Léia Marques de Souza
  • José Humberto da Silva

Resumo

As empresas hoje estão cada vez mais preocupadas com o tratamento que dão a seus colaboradores, promovendo práticas que proporcionam qualidade de vida, pois, elas dependem destes para obterem sucesso. Este artigo tem o propósito de conceituar qualidade de vida no trabalho como fator responsável pela motivação dos colaboradores.  De acordo com esse quesito, o trabalho apresentado teve como fonte de pesquisa a empresa privada Marques Restaurante LTDA., na cidade de Goiânia – GO. Os objetivos foram: verificar a qualidade de vida no trabalho dos funcionários; identificar os programas de qualidade de vida no trabalho; examinar a percepção dos funcionários quanto aos programas de qualidade de vida no trabalho, e apresentar um plano de avaliação da qualidade de vida no trabalho para os gestores do Marques Restaurante. A metodologia adotada neste estudo parte da leitura bibliográfica, pesquisa de campo com aplicação de questionário para os funcionários da referida empresa, bem como análise descritiva dos dados coletados. A partir dos pontos levantados como negativos, sugere-se que a empresa se atente para: gestão de programas de qualidade de vida; implementação de diretrizes como um plano de ação para criar medidas e promover projetos voltados para ao bem-estar dos funcionários; avaliação da questão de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e reconhecimento das atividades desenvolvidas pelos colaboradores, pois isso pode contribuir para melhorar a motivação no trabalho.

Referências

ALBUQUERQUE, L. G. de; FRANÇA, A. C. L. Estratégias de recursos humanos e gestão da qualidade de vida no trabalho: o stress e a expansão do conceito de qualidade total. Revista de Administração, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 40-51, abr.-jun. 1998.
CARVALHO, Antônio vieira; SERAFIM, Ozileia Clean Gomes. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira, 2012.
CHIAVENATO, Idalberto. Como transformar RH de um centro de despesas em um centro de lucro. São Paulo: MAKRON Books, 1996.
______. Recursos humanos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
______. Recursos Humanos: O capital humano nas organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas,
2004.
_____. Gestão de pessoas e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
COIMBRA, Carolina Pinto leite. Qualidade de vida no Trabalho: O que vem a ser isso? 47f. (Monografia) ? Faculdade Integrada, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro: RJ, 2011.
FERNANDES, Eda Conte. Qualidade de Vida no Trabalho: como medir para melhorar. 2. ed. Salvador: Casa da Qualidade Ed. Ltda., 1996.
FRANÇA, A. C. Qualidade de Vida no Trabalho: conceitos e práticas nas empresas da sociedade Pós-Industrial. São Paulo: Atlas, 2003.
_____. Qualidade de Vida no Trabalho: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. São Paulo: Ed. Atlas. 2011.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
______. Gestão de pessoas: enfoque nos papeis profissionais. São Paulo: Atlas, 2010.
______. Métodos e Técnicas de pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas 2010.
GONÇALVES, Aguinaldo; GUTIERRES, Gustavo Luis; VILARTA, Roberto. Gestão da qualidade de vida. Campinas, SP: IPES ed., 2005.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisas: Planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico 3. ed. São Paulo: futura, 2000.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à administração. 4. ed. São Paulo: Atlas 1995.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: Da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
RODRIGUES, Marcos Vinicius Carvalho. Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. Fortaleza: Unifor, 1991.
RODRIGUES, Marcos Vinícius. Qualidade de vida no trabalho: Evolução e análise no nível gerencial. 10. ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2007.
SILVA, José Milton Alves Ramos. Gestão de qualidade. 2006 38 fls. (Monografia) ? Administração UniCEUB – Centro universitário de Brasília, Brasília: CEUB, 2006,
STADLER, Humberto. Estratégias para a qualidade de vida: o momento humano e o momento tecnológico. 22. ed. Curitiba: Juruá, 2005.
TIMOSSI, L. da S; FRANCISCO, A. C. de; MICHALOSK, A. O. As dificuldades e os fatores culturais no processo de implementação de um programa ergonômico e ginastica laboral em um órgão público federal: um estudo de caso; Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 8, 2006, p. 4-6.
VASCONCELOS, Anselmo Ferreira. Qualidade de vida no trabalho: origem, evolução e perspectivas. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 23-35, jan./mar. 2001.
VIEIRA, D. F. V. B. Qualidade de vida no trabalho dos enfermeiros do Hospital de Ensino. 246 p. Dissertação (Mestrado em Administração) ? Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1990.

Downloads

Publicado

2020-01-24

Edição

Seção

Artigos