O PAPEL DA LIDERANÇA NO CLIMA ORGANIZACIONAL: Relatos de servidores e chefia em um órgão público em Goiás

Autores

  • Bruna Carvalho de Oliveira ICSA - Faculdade Alfredo Nasser
  • Hélcia Daniel da Silva

Resumo

Sabe-se que atualmente o líder é uma peça fundamental da organização, atuando diretamente para seu sucesso e desenvolvimento, no entanto, o perfil de liderança não é algo fácil de se identificar no mercado. Há diversas teorias e definições de liderança, mas, na sua maioria, há de se concordar que liderar é desenvolver a visão do que é realmente possível e ser capaz de influenciar pessoas em ajudar a desenvolver suas metas, bem como realizar e atingir seus próprios desejos e ideais como líder. Nessa propositura, o objetivo desse estudo é analisar a influência de liderança no clima organizacional de num órgão público, evidenciando a seguinte problemática: Como a Liderança pode influenciar no clima organizacional de servidores alocados do departamento de um órgão público? Como metodologia, foi realizado um Estudo de Caso, efetuado em um órgão público do município de Aparecida de Goiânia (Vigilância Sanitária), no estado de Goiás.  Adotando referências teóricas sobre estilos de lideranças, clima organizacional, motivação e gestão de pessoas. A partir disso, como método qualitativo e exploratório, foi realizada uma coleta de dados através de aplicações de questionário e entrevista, a fim de buscar informações que pudessem configurar o objetivo do estudo do ambiente proposto. Por fim, no resultado, compreendeu-se que a liderança é fundamental para a melhoria e desenvolvimento do clima e desenvolvimento organizacional.

Referências

ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão de. A gestão estratégica de pessoas. In: BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
_________. Competitividade e recursos humanos. Revista de administração, São Paulo, v. 27, out\ dez. 1999.
BARROS; A. J. da S.; LEHFELD, N. A. de S. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BASS, B. M. Liderança e desempenho além das expectativas. Nova york: Imprensa livre, 1985.
BERGAMINl, C. W. Liderança: administração do sentido. RevAdm Emp. São Paulo, v.34.n.3, p. 102- 114, Maio-junho 1997.
BISPO, Carlos Alberto Ferreira. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. São Paulo, 2006.Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132006000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 10 de abril de 2019.
CASTRO, Claudio de Moura. Estrutura e apresentação de publicações científicas. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. São Paulo: campus, 2002.
__________. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
__________. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
__________. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. 7.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
CHOWDHURY, S. Administração no Século XXI: o modo de gerenciar hoje e no futuro. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2003.
COOPER, C. D., Scandura, T. A., &Schriesheim, C. A. Olhando para o futuro, mas aprendendo com o nosso passado: potencial desafios para o desenvolvimento da teoria da liderança autêntica e líderes autênticos. São Paulo: Quatertelly, 2009.
ÉPOCA, Revista. As 100 melhores empresas para se trabalhar. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI88454-15250,00.html>. Acesso em: 15 de abril de 2019.
FACHADA, Maria Odete. Psicologia das Relações Interpessoais. 6.ed. Lisboa: Rumo. 2003.
FERREIRA, Patrícia Itala. Clima organizacional e qualidade de vida no trabalho. Rio de janeiro: ltc, 2003.
FIORELLI, José Osmir. Psicologia para administradores: Integrando Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2000.
FITZ-ENZ, Jac. Retorno do investimento em capital humano. São Paulo: Makron Books, 2001. 262p.
FRIEDMAN, Brian; HATCH, James; WALKER, David M. Capital humano: como atrair, gerenciar e manter funcionários eficientes. 2.ed. São Paulo: Futura, 2000.
GEHRINGER, Max. O Clima anda pesado? Comunidade Virtual de Profissionais de Recursos Humanos. Data de publicação: 11 de março de 2003, disponível em HTTP://www.rh.com.br. Acessado em: 28 de setembro de 2003.
GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.
GIRARDI, Dante. Da seção de pessoal à gestão estratégica de pessoas: consultoria interna de recursos humanos. Florianópolis: Pandion, 2008. 134p.
KAHALE, Flavia. Pesquisando a Motivação: A Pesquisa de Clima Organizacional. 2003. Instituto MVC. Disponível em: <http://institutomvc.com.br/clima.htm>. Acesso em: 20 de abril de 2019.
KERNBERG, Otto F. Ideologia, conflito e liderança em grupos e organizações. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Métodos científicos. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LIMONGI-FRANÇA et al. As pessoas na organização. 7.ed. São Paulo: Editora Gente, 2002. P. 35-50.
LUZ, Ricardo. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Futura, 2000.
MARTINS, Maria do Carmo Fernandes. Clima organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MELLO, M. S. O. A qualidade do clima organizacional como variável interveniente no desempenho humano no trabalho. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.
MICHELMAN, P. Porque a retenção de pessoal deve tornar-se a estratégia principal imediata. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. p. 23-35.
NOGUEIRA, Arnaldo José França Mazzei. Gestão estratégica das relações de trabalho. São Paulo: Editora Gente, 2002.
PARASURAMAN, A. Pesquisa de marketing. 2.ed. Addison Wesley Publishing Company, 1991.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11.ed. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2006.
SAVIANI, J. R. Empresabilidade: como as empresas devem agir para manter em seus quadros elementos com alta taxa de empregabilidade. São Paulo: Makron Books, 1997.
SCHEIN, Edgar H. Psicologia organizacional. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1990.
SIQUEIRA, M. M. M.; PADOVAN, V.A.R. Bases Teóricas de Bem-Estar Subjetivo, Bem-Estar Psicológico e Bem-Estar no Trabalho. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, 2008.
TOLFO, S. R. A liderança: da teoria dos traços ao coach. Porto Alegre: Bookman, 2004.
WEINBERG, R. Fundamentos da Psicologia aplicada ao exercício e ao esporte. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

Downloads

Publicado

2020-01-24

Edição

Seção

Artigos