COACHING COMO INTERESSE NO SUCESSO PROFISSIONAL

Jannia Pereira de Morais Marques, João Messias da Mata, Hélcia Daniel da Silva

Resumo


A ferramenta coaching é um processo de suporte a profissionais visando o atingimento de metas de indivíduos por meios da aprendizagem de novas competências. Tem recebido grande destaque no contexto de desenvolvimento pessoal e profissional, com ampla abordagem por pessoas de diferentes áreas e instituições que oferecem formação sobre a temática, ainda que cientificamente venha sendo pouco explorado até os dias atuais. Os tipos de coaching são diversos e distintos entre si, e o coaching carreira aparece como ferramenta de construção para o sucesso. O presente estudo objetivou apresentar o coaching como interesse para o sucesso profissional, analisar sua importância e identificar os motivos de tornar-se um profissional coach. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória, considerando os artigos e livros que descrevem o coaching com abordagem profissional. O estudo de campo também foi um recurso utilizado nessa pesquisa, com coleta de dados via entrevista semiestruturada com três profissionais coaches. Por meio desse estudo concluiu-se que o tema abordado está gradativamente se destacando pela precisão do método em alcançar objetivos tanto pessoais quanto profissionais.

Texto completo:

PDF

Referências


AMA. Coaching – A global Study of Successful Practicos. Coaching – Current Trends and Future Possibilities 2008 – 2018, 1 – 79. New York – USA, 2008.

BARDIN, L. Analises de conteúdo. Lisboa, Portugal: LDA, edição 70, 2009.

BLANCO, V.B. Um estudo sobre a prática de coaching no ambiente organizacional e a possibilidade de sua aplicação como prática de gestão de conhecimento. 2006. 216f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.

CLUTTERBUCK, D. Coaching Eficaz: como orientar sua equipe para potencializar resultados. 2.ed., São Paulo: Editora Gente, 2008.

CHIAVENATO, I. Construção de Talentos. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

____________. Administração nos novos tempos. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

COSTA, Eliete. A Liderança - Coaching como intervenção para o desenvolvimento Humano na Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: . Acesso em 25/mai/2016.

DINIZ, A. Líder do Futuro: A transformação do Líder Coach. São Paulo: ABG Comunicação e Design, 2005.

DOWNEY, M. Effective Coaching. Lessons from the coaches couch. Ney York: Texere/Thomsom, 2003.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 4.ed., São Paulo: Saraiva, 2003.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. S. Aprendizagem e inovação organizacional. São Paulo: Atlas, 1995.

GIL, Antônio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

____________. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JESUS, Taís. O processo de Coaching Executivo e seus benefícios para Organizações. Disponível em:

JOO, B. Executive Coaching: A Conceptual Framework From na Integrative Review of Practice and Research. Human Reource Development Review, 4 (4), pp. 462-488, 2005.

LABES, Emerson Moisés. Questionário: do planejamento á aplicação na pesquisa. Chapecó: Grifos, 1998.

LAGES, A. e O'CONNOR, J. Como o coaching funciona. Rio de Janeiro: Quality mark, 2010.

LANDSBERG, M. The Tao of coaching. Londres: HarperCollins, 1996.

LUDK. M.; ANDRÉ. M.E. Pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Atlas, 1986.

MATTOSO, Jorge. O Brasil desemprego – como foram destruídos mais de três milhões de empregos nos anos de 90. São Paulo: Fundação Perseu Abramo. 1999.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento pesquisa qualitativa. São Paulo: Hucitec/ABRASCO, 1999.

NERI, A. Mudanças nos cenários sócio político econômico e tecnológico e impacto nos indivíduos das organizações. Apostila do curso de desenvolvimento do potencial, Faculdade de Psicologia, PUC Campinas, 2000. (Manuscrito).

NEVES, Darlene. Coaching como fator de diferenciação nas organizações. Disponível em: . Acesso em: 25/abr/2016.

PAULA, Maurício de. O sucesso é inevitável: coaching e carreira. São Paulo: Futura, 2005.

REGO A.; CUNHA M.; OLIVEIRA C.; MARCELINO A. Coaching para executivos. 2ª ed., Lisboa e Porto: Editora Escolar, 2007.

REIS. Homero. Coahing Avançado. Etapas e procedimentos do Coaching. Texto 1. Brasília, 2008.

SAMPAIO, M. Coaching de Carreira. São Paulo: Rideel, 2011.

SELLTIZ, C. Métodos de pesquisa nas relações sociais. 2ª ed. São Paulo: USP, 1967.

SENGE, P. A quinta disciplina. São Paulo: Best Seller, 1990.

SILVA, Renata. Apostila de Metodologia Científica. Brusque: ASSEVIM- Associação Educacional do Vale do Itajaí - Mirim, fev. 2008.

STACHIU, M. Coaching de carreira: Análise de uma Intervenção em um Grupo de Alunos de Graduação. Dissertação de Mestrado, Universidade Tuiuti, Paraná, PR, Brasil, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.