CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT - CRM: UMA JOGADA DE MESTRE

Dielma Cavalcante de Souza, Hélcia Daniel da Silva

Resumo


Este artigo analisa as ferramentas de Marketing de relacionamento em uma rede de supermercados e apresentou o CRM (Customer Relationship Management). As ferramentas do CRM têm por objetivo de acompanhar cada movimento do consumidor para melhor conhecê-lo, a fim de proporcionar tratamento exclusivo, de forma que, cada vez que forem atendidos estarão registradas no sistema todas suas preferências, recusas e reações referentes aos atendimentos anteriores. Como metodologia utiliza-se um Estudo de Campo em pesquisa quanti-qualitativa, com coleta de dados via questionário aos clientes numa rede de supermercados na cidade de Goiânia – GO, abordando a satisfação dos mesmos. Dentre os resultados da pesquisa evidenciou a não aplicação das técnicas do CRM, porém compreende-se a necessidade de sua utilização para elaborar uma estratégia de negócio voltada para otimizar lucratividade de vendas, para satisfação dos clientes e para implementação de processos.

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Referências


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