O MÉTODO DO CENTRO DE CUSTOS OU RKW NAS PEQUENAS EMPRESAS: um estudo de caso em uma pequena empresa de confecção de Aparecida de Goiânia-GO

Autores

  • Nilma Soares dos Santos
  • Valdeci José Caetano Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

RESUMO: Esse estudo relata a aplicação do Método dos Centros de Custos ou RKW em uma pequena empresa de confecção de Aparecida de Goiânia. Para isso tem como objetivo geral essa aplicação e como objetivos específicos descrever a forma atual de levantamento dos custos da empresa Elmo Alves de Faria e Ltda., a aplicação desse método e a comparação dos resultados alcançados com a forma atual de ferramentas de custos utilizadas pela empresa, com a aplicação do Método dos Centros de Custos ou RKW. Para tratar desse tema foi realizada uma pesquisa exploratória, contendo pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, que começou com o levantamento de dados, agrupamento deles em tabelas e a sua análise. Ao término dessa pesquisa, concluiu-se que a aplicação do Método dos Centros dos Custos ou RKW em uma pequena empresa de confecção é de baixo custo e com um mercado a cada dia mais competitivo, exigindo maior qualidade e menor preço ele é uma ferramenta fundamental para ajudar nas tomadas de decisões.

PALAVRAS-CHAVE: Sistemas de Custo. Indústria de Confecção. Método dos Centros de Custos.

Referências

BORNIA, Antônio Cezar. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: teoria e prática. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOMES, Maria de Lourdes Barreto. Um modelo de nivelamento da produção à demanda para a indústria de confecção do vestuário segundo os novos paradigmas da melhoria dos fluxos de processo. 2002. 320f. Tese (Pós-Graduação em Engenharia de Produção). – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos; FARIA, Ana Cristina. Introdução à contabilidade para o nível de graduação. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas 2005.
NOGUEIRA, Maria Lima. Um modelo de avaliação da qualidade para empresas confecções com base no uso de indicadores. 2000. 100f. Tese (Mestrado em Engenharia). - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
RECH, Sandra Regina. Cadeia Produtiva da Moda: um modelo conceitual de análise da competitividade no elo confecção. 2006. 301f. Tese (Pós-Graduação em Engenharia de Produção). - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Edição

Seção

Artigos