PROMOÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO À CRIANÇA PORTADORA DE SÍNDROME DE DOWN ATRAVÉS DO AUXÍLIO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Anne Caroline Silva Guimaraes ICS - Faculdade Alfredo Nasser
  • Ludimila Cristina Souza Silva ICS- Faculdade Alfredo Nasser
  • Tatieny Aparecida Martins da Costa ICS- Faculdade Alfredo Nasser
  • Daniella da Silva Porto Cavalcanti ICS- Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

RESUMO: As recomendações de cuidados com as crianças que têm Síndrome de Down estão dispostas através das políticas do Ministério da Saúde como a Política Nacional de Humanização, entre outros programas. Assim, mesmo que sejam utilizados os pressupostos teóricos da clínica ampliada, da integralidade e do cuidado compartilhado, com enfoque na humanização, na autonomia e no protagonismo dos sujeitos durante as práticas de saúde é preciso uma atenção diferenciada com essas crianças, pois o seu modo de ver o mundo é diferente das demais. O objetivo deste estudo foi destacar, através da revisão da literatura, o processo de socialização da criança com Síndrome de Down.  Trata-se de um estudo revisão integrativa da literatura. Os dados foram obtidos através da busca em bases de dados virtuais em saúde, como Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Através da análise dos dados observou-se os principais fatores que dificultam a socialização da criança com Síndrome de Down e as principais estratégias para socialização da criança com Síndrome de Down. Com isso torna-se necessário estudos com novas referências que colaborem para uma conduta clínica de melhor qualidade e que haja maior conhecimento científico aos profissionais em relação aos cuidados de enfermagem para os pacientes com Síndrome de Down, uma vez que o conhecimento e a atualização destes é fundamental nesses casos.

 

Palavras-chave: Síndrome de Down. Socialização. Enfermagem.

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Publicado

2021-09-25

Edição

Seção

ARTIGOS