RELATO DE CASO: ACIDENTE BOTRÓPICO EM UMA IDOSA ATENDIDA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM DOENÇAS TROPICAIS

Autores

  • Murilo Barros Silveira
  • Pedro Ivo da Silva
  • Thassara Marcelle Silva
  • Cíntia Queiroz de Oliveira
  • Roberta Rosa de Souza
  • Thassara Marcelle Silva
  • Lucélia da Silva Duarte

Resumo

RESUMO: Relato de caso de uma idosa que sofreu um acidente em sua fazenda por animal peçonhento, uma serpente do gênero Bothrops. Foi atendida em um Hospital de Referência em Doenças Tropicais, no ano de 2017. A idosa, 82 anos, sofreu uma picada no pé esquerdo por uma serpente (Jararaca), levando quatro dias para a procura do serviço de saúde, pois esta morava sozinha. Na internação não foi administrado soroterapia após a identificação do animal peçonhento. Apresentou edema, bolhas no local da picada, oligúria, regular estado geral, com quadro de confusão mental, hidratada, anictérica, acianótica, anúria, febre, equimose no dorso do pé e no tornozelo, pressão arterial de 142x89 mmHg e frequência cardíaca de 130 bpm. Houve a necessidade de diálise durante a internação. Dentre os exames laboratoriais: a avaliação renal estava alterada, coagulação elevada, ao hemograma anemia, leucocitose, plaquetopenia. A paciente evoluiu com melhora progressiva após administração dos medicamentos, e ganhou alta hospitalar. Este relato de caso ressalta a importância de alertar a população em relação aos acidentes com animais peçonhentos, principalmente aos idosos, pois este estão mais susceptíveis a evolução fatal. É necessário para este grupo de indivíduos maior conscientização, além de educação em saúde para evitar esse tipo de acidente.

 

Palavras-chave: Acidente brotópico. Animal peçonhento. Idosos.

Referências

ANDRADE FA, CAMPOLINA D, DIAS MB. Ofidismo.Toxicologia na Prática Clínica.2th ed. Belo Horizonte. 2013, 491-510.



ARAÚJO FAA, SANTALÚCIA M, CABRAL RF. Epidemiologia dos acidentes por animais peçonhentos. Animais Peçonhentos no Brasil: Biologia, Clínica e Terapêutica dos Acidentes. 2003, 6-12.



AZEVEDO-MARQUES MM, CUPO P, HERING SE. Acidentes por animais peçonhentos: serpentes peçonhentas. Medicina. 2003, 36, 480-489.



GUTIÉRREZ JM, THEAKSTON RD, WARREL DA. Confronting the neglected problem of snake bite envenoming: the need for a global partnership. PLOS medicine. 2006, 3(7), 143-150.



JORGE MT, RIBEIRO LA. Acidentes por serpentes peçonhentas do Brasil. Revista da Associação Médica Brasileira.1990, 36, 66-77.



LEMOS, JC. Epidemiologia dos acidentes ofídicos notificados pelo Centro de Assistência e Informação Toxicológica de Campina Grande (Ceatox-CG), Paraíba. Revista Brasileira de Epidemiologia. 2009, 12, 50-59.



RIBEIRO LA, ALBURQUERQUE MJ, PIRES DOS CAMPOS VAF, et al. Óbitos por serpentes peçonhentas no Estado de São Paulo: avaliação de 43 casos, 1988/93. Revista da Associação Médica Brasileira. 1998, 44, 312-318.



SELEGHIM MR, LACHNER D, OLIVEIRA MLF, SILVA AAS. Acidentes por serpentes e utilização de soroterapia antipeçonhenta. Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar. 2011, 15(2), 141-148.

Downloads

Publicado

2020-08-13

Edição

Seção

ARTIGOS