AS POSSIBILIDADES DE ALTERAÇÃO DO NOME

Autores

  • Cíntia de Jesus Casa Branca
  • Arcênio Pires da Silveira

Resumo

O presente artigo abordou as possibilidades de alteração do nome civil, considerando que o nome civil é o principal elemento de identificação da pessoa humana, é a denominação pela qual se identificam e distinguem as pessoas naturais, nas relações concernentes ao aspecto civil de sua vida jurídica. Abordou a evolução histórica do nome, seus elementos formadores e sua natureza jurídica. Mostrou a possibilidade de mudança de nome, usando como metodologia uma revisão bibliográfica em doutrinas, artigos científicos, dissertações e pesquisas na web. Abordou em primeiro momento, uma breve referência histórica acerca da evolução dos direitos da personalidade e conclui mostrando a forma como a jurisprudência vem se posicionando a respeito da alteração de nome.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

______. Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973. Dispõe sobre os registros públicos, e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6015compilada.htm>. Acesso em: 13 nov. 2016.

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 9. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. v. 1: Teoria Geral do Direito Civil. São Paulo: Saraiva, 2014.

DUARTE, Nestor. Código Civil Comentado. 8. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil: parte geral. 43. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil. v. I: Introdução ao Direito Civil - Teoria Geral de Direito Civil. 27. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS. Jurisprudências. Disponível em: <http://www.tjgo.jus.br/index.php/consulta-atosjudiciais>. Acesso em: 06 nov. 2016.

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil: parte geral. v. 1. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Edição

Seção

Artigos